Num mundo onde o fluxo de informação é extremamente veloz, o acesso as ferramentas tecnológicas é muito importante. A dificuldade de ter um computador em casa não deve ser empecilho para essa evolução digital. É pensando nisso que a PROCERGS em parceria com o Governo do Estado mantém o programa Via Pública: telecentros que fornecem acesso gratuito a internet a milhares de pessoas.
Bruno Coelho Machado, 19 anos, trabalha há 5 meses no telecentro do Tudo Fácil relatou que são atendidas pessoas de todas as idades. “Aqui o acesso é livre, as pessoas podem ver o que quiserem, as únicas restrições são para sites de relacionamentos, de games e de pornografia, pois foge com a proposta do programa”, afirma Bruno. Porém sites de blogs e Twitter, por exemplo, são liberados.
Há pelo menos 5 anos o funcionário público Miguel Anjo dos Santos, 48 anos, vai ao telecentro no mínimo 2 vezes por semana: “eu costumo usar a internet para checar meus emails e acessar o site da receita”. Segundo a funcionária Susana Berto, 50 anos, e há 30 trabalhando pela PROCERGS, a maioria dos usuários segue o mesmo tipo de padrão do seu Miguel. “Os sites mais visitados são os provedores de emails, as pessoas estão no centro, no intervalo de seus empregos e passam aqui para checar seus recados”, afirma Susana.
A Via Pública Tudo Fácil possui 8 computadores no total. Cada usuário pode ficar por até 15 minutos, porém caso não haja pessoas na fila o tempo pode se estender. Em média 170 pessoas por dia passam pelo local. Além da internet há a possibilidade de duas impressões por usuário. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h30min as 19h30min.
O que podemos imprimir no Tudo Fácil?
Onde fica?
Fonte das tabelas: fornecida pelo Telecentro Tudo Fácil e pelo site http://lista.onid.org.br/#
O Via Pública é uma iniciativa da PROCERGS, para entender melhor:
A PROCERGS é a maior empresa de informática do Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 28 de Dezembro de 1972 como órgão executor da política de informática do Estado.
“PROCERGS tem trabalhado lado a lado com os demais órgãos do Estado, gerando soluções que contribuem para apoiar a ação do Governo, modernizar a gestão pública, melhorar os serviços prestados ao cidadão e democratizar o acesso a informação, buscando assegurar ao Estado e à comunidade o máximo de retorno para os investimentos em informática pública.”
Link relacionado:
http://www.telecentros.rs.gov.br/telecentros.html
Bah gurias!
ResponderExcluirFicou muito a fuh!
Bjão pra vcs!
Pessoal, achei muito legal a reportagem de vocês. Seria interessante que divulgassem que em alguams Coordenadorias Regionais também dispõe do Via Pública, inclusive a minha, que é a de Pelotas, e que contribui e muito na inclusão digital da região.
ResponderExcluirOi Vera!!
ResponderExcluirCom certeza todos os projetos que contribuem para inclusão digital merecem ser divulgados, mande o link do site da sua Coordenadoria Regional que divulgamos no blog! Obrigada pela dica!